VANESSA, SAULO... E MARGOT - DESTINO GELADO.

Este blog foi criado para descrever nossa trajetória rumo ao Canadá, trocar informações com residentes permanentes, futuros imigrantes e acima de tudo, registrar o caminho de um sonho para uma nova vida.
CANADA... ON Y VA... HERE WE GO...

sábado, 25 de julho de 2009

A Entrevista - CSQ em mãos.

PASSAMOS!!! Ufa que alívio...
Na noite anterior à entrevista fomos dormir cedo. Mas antes de fazer "naninha", tomamos um vinho, treinamos todas as prováveis perguntas, checamos todos os documentos e assistimos à TV5 pra irmos "entrando no espírito" francês..., assim adormecemos tranquilos.
Nossa entrevista estava marcada para às 10 da manhã. Chegamos 1 hora antes e subimos ao Bureau logo atràs da "vítima" das 9h que nem nos cumprimentou (acho que ele estava tenso demais). Ficamos sozinhos por 45 minutos na sala de espera assistindo um espetáculo do 'Cirque de Soleil' e de vez em quando escutávamos a conselheira-entrevistadora conversar com o candidato que já estava lá dentro. Portas abriam e fechavam e nosso coração batia forte.
Às 9:35h o candidato saiu com uma cara feliz carregando uma bolsa que mais parecia aqueles malotes de banco, sabe? rs... O candidato não nos cumprimentou de novo (acho que era um pouquinho mal-educado mesmo!!! rs).
Às 9:45h Mme. Charron-Geadah vem até nosso encontro na sala de espera, nos cumprimenta com formalidade e muita educação, anunciando a entrevista. Assim começamos apreensivos nossa "entrevue" 15 minutos antes do horário.
Ela explicou o objetivo da entrevista e começou a checagem de documentos e o dedilhar acelerado no computador. Começou comigo, pois sou a requerente principal e me fez perguntas sobre o local da nossa escolha (Montréal), perguntas sobre o clima, sobre a estrutura local, segurança, me perguntou sobre mercado de trabalho, minha formação e perspectivas após a chegada em Montréal. Foi bem tranquilo, entendemos tudo e conseguimos responder com tranquilidade, pois havíamos estudado bastante, estávamos bem preparados, levamos o projeto de imigração impresso (como contei no post anterior) e conforme ela perguntava, eu respondia e ilustrava minhas respostas com as pesquisas impressas. Ela me questionou sobre planejamento e custo de vida em Montréal e ficou muito impressionada com a organização de nossas pesquisas. Quando ela leu no nosso projeto que levaríamos nossa pequena cachorrinha Margot, ela se "derreteu" perguntando a raça da Margot, idade, etc... e descontraímos um pouco aquela atmosfera formal da entrevista. Na sequência me fez umas 2 ou 3 perguntas em INGLÊS sobre adaptabilidade e amigos. É meio difícil "trocar o chip" repentinamente, mas deu tudo certo. Em seguida já voltou com outra pergunta em francês e depois começou conversar com o Saulo.
Para o Saulo, ela começou pedindo detalhes sobre a profissão dele e alertou que no Québec a publicidade é muito diferente do resto do mundo. Perguntou sobre as pesquisas de emprego e ele disse já ter entrado em contato com a Associação das Agências de Publicidade do Québec e mostrou os e-mails trocados com a Associação e pesquisas de emprego que a deixou muito bem impressionada. - Ela não cansava de elogiar nossa organização e nosso preparo; estávamos radiantes.
Depois ela voltou a me fazer algumas outras perguntas sobre trabalho, querendo saber mais dos meus planos B e C, caso o meu plano A não tivesse sucesso. Expliquei com calma tudo o que eu havia pesquisado e ela pediu que aguardassemos enquanto o resultado estava sendo impresso. Ouvi o barulhinho da impressora e respirei fundo, ela sorriu e disse que não havia necessidade de preocupação... ahhhhhh..., mas eu só acredito vendo.
Foi quando com os papéis em mãos, após 45 minutos de entrevista, ela anunciou que com prazer nos informava que nós havíamos sido aceitos pelo governo do Québec através da seleção de imigrantes qualificados.
Nossas pernas amoleceram... Era o momento sonhado durante quase 8 meses e enfim, lá estávamos na frente a conselheira que nos aprovou!!! Yes!!!
Ela pediu para que conferíssemos os dados impressos nos CSQs e pasmem amigos: eu consegui um "F" no meu Certificado, isso mesmo, fui classificada como FRANCÓFONA, ela disse que meu francês era realmente muito bom. Nem acreditei!!! Oh Mon Dieu!!!
Apesar do Saulo não ter recebido o "F", ele foi muito elogiado. E pensar que há 6 ou 7 meses atrás ele não sabia NADINHA em francês..., vitória enorme, né?
Mme. Charron-Geadah nos entregou o livro "Apprendre Le Québec", explicou a sequência do processo Federal e perguntou se tínhamos outras perguntas. Eu e o Saulo estávamos TÃO FELIZES que nem perguntamos mais nada. Nos despedimos, agradecemos e saímos do Bureau com nossos CSQs em mãos e com aquela sensação de alívio.
Encontramos o casal das 11h na escadaria da garagem do Bureau, conversamos rapidamente, desejamos boa sorte e fomos direto ao HSBC pagar a taxa do Federal.
Anexamos o comprovante do pagamento e as cópias dos CSQs ao Dossiê do processo Federal que já estava prontinho e encaminhamos tudo para o Consulado do Canadá.
Ufaaaa..., missão cumprida.
Pouco antes do meio dia já tínhamos finalizado nossas "atividades canadenses" e ficamos em alfa o resto do dia e da noite.
Agora mes amis, é esperar a solicitação dos exames médicos.
E enquanto aguardamos às cenas dos próximos capítulos, permanecemos trabalhando muito na nossa rotina ainda brasileira, pois a vida não pára!
Obrigada pela torcida de todos, pela torcida da nossa família, torcida dos nossos amigos Rafael Scapin, Dani e Léo Carvalho e tantos outros amigos e blogueiros que nos acompanham rumo ao sonho!
À bientôt!!!
Bye, bye!

16 comentários:

  1. Digo e repito: Está ficando cada vez mais quente chegar ao destino gelado!
    É emocionante ler o relato de vocês, não sei se é porque ando muito sensível ou se a coisa é mesmo emocionante!
    Poxa vida! O Saulo com 6 meses e pouco de francês já consegue se expressar sob pressão!!!!
    E a Tchuca, meu Deus!!! Dá um show. A minha Tchuca é F***, ops Francófona!
    Beijos e cuidem da saúde!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi pessoal, parabéns pela conquista! Muito bom!! Parabéns mesmo!!

    Eu nem sabia que existia essa entrevistadora, ela é nova no ramo? rsrs, ou eu é que não vi mesmo nada sobre ela? Ela é bem bacana heim? Detalhista mas legal.
    Espero ter a sorte de pegar uma pessoa assim na nossa entrevista.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Félicitations pour votre réussite!
    Maintenant, c´est l´attente pour l´étape fédérale. il se peut que vous obtiendriez vos visas cette anée encore!
    Félicitations de nouveau et bonne chance!

    ResponderExcluir
  4. Vanessa, Saulo e Au-Au,

    Parabéns pelo CSQ! E boa sorte no processo federal! É bom saber que a data de vocês é a mesma, assim podemos comparar o andamento de agora em diante!

    Abraços,

    Marcos
    http://jmappellecaillou.blogspot.com

    PS: Nossos outros contatos são
    msn: mrodolfo@uol.com.br
    skype: mprodolfo

    ResponderExcluir
  5. Salut Vanessa e Saulo,
    Obrigada pelo comentário no nosso blog. Tbm acompanhamos e adicionamos o vosso blog.
    Parabéns pela conquista do CSQ e boa sorte na parte federal.
    Um abraço!
    À bientôt

    ResponderExcluir
  6. Vanessa e Saulo,
    Parabéns!! Com o CSQ em mãos e tendo mandado os docs para a etapa federal, agora é só esperar, né?
    Obrigada por colocar nosso link aí do lado...
    Vamos conversando!

    ResponderExcluir
  7. Olá amigos,
    nossa, estamos muito felizes pela vitória! Pelo andar da carruagem, vcs devem receber os vistos ainda este ano, em novembro...será?
    Agora é curtir os últimos dias Brasil....
    Estamos ansiosos pela chegada de vcs, e de Margot, claro!
    Parabéns!
    Dani, Leo, Júlia e Sophia

    ResponderExcluir
  8. parabéns pelo sucesso!
    :)
    infelizmente a 'fase 2' tá meio lenta, mas o imigrante brazuca já tá meio que acostumando com isso...

    sucesso
    p

    ResponderExcluir
  9. Com uma preparação dessas não tem não passar!

    Parabéns, e uma dica:

    Vão dizer para você que com F no CSQ não pode fazer francisação, mas não se preocupe, pode sim.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo CSQ! É realmente uma emoção muito grande ouvir "Vous êtes accepté au Québec!". Para mim, a parte mais estressante do processo é a que antecede a entrevista. Ficava muito preocupada de não conseguir o CSQ, de acharem que eu não era qualificada para imigrar kkkk. Agora estou bem mais tranquila, nem o inverno canadense me assusta mais rsrsrs

    Não conheço a família Carvalho pessoalmente, mas também os acho fantásticos. Gostei muito da idéia deles de criarem este site, aliás, acho que para nós brasileiros deve ser algo mais chocante ver tantas coisas boas indo para o lixão. Aqui as pessoas têm uma vida mais difícil e muitos não têm nem o que comer, pois isso acho que ficamos mais indignados de ver móveis e eletrodomésticos bons irem para o lixo.

    Abraços
    Fernanda

    ResponderExcluir
  11. (...)Na seqüência me fez umas 2 ou 3 perguntas em INGLÊS sobre adaptabilidade e amigos. É meio difícil "trocar o chip" repentinamente, mas deu tudo certo. Em seguida já voltou com outra pergunta em francês e depois começou conversar com o Saulo(...)

    Antes de tudo parabéns pelo CSQ, e queria dizer que seu blog é muito esclarecedor. Só que lendo essa postagem surgiu uma duvida, ela pergunta em inglês e francês? Pensei que bastasse, no meu caso como vou pro Quebec, o francês. Ah, desculpe meu nome é Johny Fabio e acompanho, sempre que posso suas postagens.
    meu e-mail é: johny.fabio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Vanessa! Tudo bem?

    Que legal que vcs estão fazendo o planejamento financeiro para a viagem, é sempre importante levar $$ suficiente para passar no mínimo 3 meses por lá. Aliás, acho o valor mínimo para passar 3 meses eu calculo que seja o dobro que o governo pede. Pensem que além de ter gastos com aluguel, locomoção, alimentação, etc; vcs tb terão que comprar todos os utensílios domésticos e móveis da nova casa. Eu sou solteira, então estou levando dinheiro só para mim mesma. Não estou levando muito dinheiro, mas tentei juntar o máximo possível. O legal seria vcs fazerem um orçamento, mesmo que fosse meio por cima, para saber a quantia mínima que vcs devem levar. Uma brasileira que já estava lá me aconselhou isso e tentei juntar o máximo possível, para isso economizei muito e vendi o que consegui.

    O dinheiro estou levando assim:

    - +ou- 70% em Travel Cheque
    - +ou- 20% em cash
    - +ou- 10% em Visa Travel Money

    Também estou levando um cartão de crédito internacional

    O VTM só fiz porque deixei dinheiro na minha conta no Brasil, para pagar as contas que forem aparecedendo e tb pq tenho um apartamento que está para alugar. Então caso seja necessário transferir dinheiro da minha conta para o Canadá é só recarregar o cartão (à distância) que posso sacar o dinheiro lá, pagando a taxa de saque de USD 2,50. Não vou ter muito dinheiro para transferir porque o meu apê é financiado, então o dinheiro que for caindo vai cubrir o financiamento e só vai sobrar um pouquinho de nada rsrsr

    Alguns abrem conta no HSBC, mas no meu caso achei que não valia a pena pois não tinha tanto dinheiro assim para transferir.

    Agora é segurar um pouco mais a ansiedade!

    Bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  13. Oi Vanessa, obrigada pelo coment no blog e parabens pelo CSQ...bem, qto a dinheiro, acho meio complicado falar...Mas sinceramente, acho que para ficar tranquila aqui, vc tem que trazer o dobro do que o governo pede e mais um pouco. O dinheiro evapora nos 3 primeiros meses...tem que comprar tudo de novo!
    Nos trouxemos nosso dinheiro todo via banco, abrimos uma conta no HSBC prime e transferimos tudo, na mao, truxemos so 700CAD que acabou com 8 dias!!!rsrs...
    No mais estamos ai!
    Bjo
    Camila

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo CSQ!!! E obrigado pelo post.
    Sobre a Margot, moramos em um condomínio que aceita animais e é em um lugar bem gostoso e o valor do aluguel já inclui água quente e aquecimento... Procure no Google o site da Structures Metropolitaines que é a administradora daqui.
    Sobre dimdim, o negócio é pesquisar bastante os preços de aluguel, somado a média de compras de supermercado e transporte, nós já chegamos aqui com uma conta aberta no banco, sobre esses assuntos a comunidade "Quero ir pra Québec" do Orkut tem muito material e posts, dá uma olhada lá, o site do Publisac é bom pra ver as promoções de supermercados. Na barra lateral do meu Blog tem uns links pras melhores lojas daqui, boa pesquisa.

    ResponderExcluir
  15. Olá, gotaria de saber se esta mesma entrevistadora será a mesma pessoa a nos entrevistrar em salvador agora no mês de agosto ou será um em são paulo e outro em savador no entrevistando ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
  16. Oi Vanessa?
    Obrigada pelo carinho e pela msg no meu Blog!
    É bom saber que existem várias pessoas no mesmo barco que a gente, né? Dá uma sensação de conforto muito maior!
    Vcs já sabem para qual cidade do Canadá pretendem imigrar?
    Nossa ida, se tudo der certo, está programada para daqui um ano e meio mais ou menos!
    Temos muita coisa pra resolver agora e a chegada do baby tb nos fez mudar alguns planos, massssssss... o Canadá continua firme e forte!
    Vamos nos falando sim! Espero conhecê-los pessoalmente mais pra frente!
    Bjuuuuuuuu
    Aninha

    ResponderExcluir